História Pinscher

25-10-2010 13:07

 

 
O Pinscher Miniatura ou é uma raça antiga, de origem alemã, conhecida desde meados de 1836, quando o escritor alemão Dr. H. G. Reinchenbach afirmou que o Pinscher seria o resultado de um cruzamento entre o Dachshund e o Italian Greyhund. Uma outra vertente afirma que o Pinscher seria o resultado de acasalamentos selecionados do Pinscher Standard, e que teria também dado origem ao Doberman, qualquer que seja a verdade, o que não se pode questionar é a sua origem: a Alemanha.
Características Gerais:
I - Físicas
Classificado como cão de luxo, apesar de ser excelente guarda, seu traço característico é a distribuição bem proporcionada do corpo (aspecto "quadrado"). Orelhas em pé, apontando para cima, e não para os lados (ou caídas em forma de "V"). São sinais de pureza da raça: crânio chato, olhos ovais e amendoados.
Apesar de ser pequeno, o Pinscher Miniatura é forte. Tem ossatura larga e músculos bem definidos. O tamanho estipulado pelo padrão da raça é de 25 a 30 cm, medido do chão até a cernelha (região entre o pescoço e as espáduas). Quando ele ultrapassa 30 cm de altura, ou quando não atinge 25 cm, está fora dos padrões, o que o desclassifica. Para a AKC( American Kennel Clube) a altura ideal é 28 a 29cm na cernelha sendo os cães abaixo de 25,5 cm e acima de 31,75 cm desclassificados.
É um cão de grande mobilidade, ágil e muito elegante. Se observarmos o andar de um Pinscher Miniatura vê-se outra característica da raça: suas passadas curtas e rápidas.
II - Psicológicas
"Um cão enorme num corpo pequeno". Talvez seja esta a melhor descrição para o Pinscher Miniatura.
Trata-se de um cão muito ativo, cheio de energia e vitalidade. Valente, curioso e brincalhão, apega-se muito ao dono. Temerário e alerta, embora de caráter dócil, revela-se ótimo guardião da casa. Seu instinto territorial é forte, e por isso o defende, e ao seu dono vigorosamente. Atento, é excelente cão de vigia.
Padrão da Raça:
De acordo com a FCI - Federação Cinológica Internacional, O Pinscher Miniatura pertence ao Grupo 2 - Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses. Neste grupo estão também: o Dobermann, o Rottweiler, o Mastiff, o Boxer e o Dogue Alemão.